quarta-feira, 25 de setembro de 2013

7ª Primavera dos Museus Memória e Cultura de Sarzedo 15 a 29 Setembro




A 7ªPrimavera dos Museus, instituída em 2007 pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e realizada no período de 23 a 29 de setembro em todo o Brasil e, em Sarzedo de 15 a 29 de setembro, trouxe para o município inúmeras exposições de arte e cultura, palestras educativas, oficinas e seminários. O objetivo da ação é sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade, estimular a visitação a museus e incentivar a aproximação entre sociedade e museus.
Dentro da programação para Sarzedo, aconteceram no domingo, dia 15 de setembro, as visitações monitoradas ao museu, oficinas de viola e palestras sobre o instrumento, principalmente sobre a história da viola portuguesa. As palestras e as oficinas foram realizadas pelo artista cantor, compositor e pesquisador da cultura da viola, Chico Lobo.
A noite do domingo, dia 15, foi o momento de fazer uma viagem pela cultura ao som da viola de Chico Lobo. O artista apresentou variados ritmos, inclusive relembrando a tradicional Folia de Reis que vem encantando gerações.
No sábado dia 21 de setembro, a Associação dos Violeiros de Sarzedo (Avisa), realiza o 4° Encontro de Violeiros no coreto da praça do bairro Riacho da Mata, no horário de 10 da manhã às 10 da noite.
No mesmo dia os moradores ganham mais uma edição do "Minas ao Luar", realizada pelo Sesc em parceria com a Rede Globo Minas. O evento será às 19 horas, na Av. das Acácias, em frente a Escola Estadual José Pereira – Bairro Santo Antônio.
O museu de Sarzedo está aberto diariamente para receber visitantes do município e de todo país para conhecer a história de Sarzedo, da linha ramal ferroviário e da extração do minério de ferro, um dos pontos fortes da economia da região. O telefone do Museu de Sarzedo é: 31 3577-8882.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação