segunda-feira, 23 de setembro de 2013

XVI Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte 29 de Setembro- Pça Estação


XVI Parada do Orgulho LGBT de BH
Estado Laico: sua religião não é a nossa lei


XVI Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte

Data: 29 de setembro de 2013, domingo
Horário: 11h - início das apresentações no palco / 16h –

saída para a caminhada e abertura da bandeira LGBT.

Local: Praça da Estação (Praça Rui Barbosa - Av. dos Andradas, 201 - Centro, BH/MG)

A mais tradicional manifestação de visibilidade e afirmação de direitos da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) de Minas Gerais acontece no próximo dia 29 (domingo).


A  XVI Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte, acontece no dia 29 de setembro de 2013 sob um tema bem atual: "Estado Laico: sua religião não é nossa lei". Todo o projeto do evento busca abrir um debate sobre diversos acontecimentos e protestos que nortearam a mídia no primeiro semestre deste ano. Segundo Mateus Uérlei, coordenador geral da Parada, militante e diretor do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS–MG), "a bancada fundamentalista de evangélicos e católicos do Congresso Nacional tem atuado contra os direitos, criando ações, projetos de leis que interferem diretamente na vida de LGBT e mulheres. A influência dos parlamentares fundamentalistas cristãos é tão grande que no governo Dilma direitos de LGBT e de mulheres são negociados como mercadoria de troca. Isso tudo também reflete na não efetivação de políticas públicas nos estados e municípios".

 
Para Mateus "o caso mais emblemático é a Comissão de Direitos Humanos e Minorias ser presidida pelo então deputado Marco Feliciano, parlamentar envolvido em várias polêmicas. Isso tudo coloca em risco a laicidade do Estado Brasileiro, assunto que tornou-se de extrema importância na atualidade. Acredito que a discussão precisa ser expandida para um maior número de pessoas, já que a não efetividade do Estado laico interfere na vida de todos, seja de LGBT, principal alvo dos fundamentalistas religiosos, seja de mulheres, religiosos de matizes africanas, profissionais do sexo, negros, e heterossexuais. O fundamentalismo religioso cristão não é muito diferente do islâmico, por exemplo, então vê-se que todos correm risco de ter suas liberdades, hoje garantidas constitucionalmente, cerceadas."

 
Ainda sobre o tema da Parada, Mateus faz uma observação: "É preciso destacar que Estado laico não é um Estado ateu, nem um Estado antirreligioso. Estado laico é um modo de organização política onde as pessoas têm liberdade para professar a religião que bem quiserem, assim como não ter nenhuma. Nele nenhuma religião se destaca, ou tem privilégios, perante as outras. Por outro lado, no Estado laico de fato, políticas públicas, leis e normas que guiam a vida de todos não se baseiam em valores morais de nenhuma religião específica. Elas devem se basear em valores éticos, de justiça e universais. É esse tipo de Estado que está em nossa Constituição, que é uma conquista em nosso desenvolvimento como nação e que queremos".

 
Por fim convoca: "tivemos algumas vitórias como a aprovação do casamento civil homossexual pela resolução do Conselho Nacional de Justiça. Estivemos nas ruas nas manifestações de junho, que entre outras vitórias, demonstraram o rechaço popular contra a "cura gay" o que contribuiu para o seu arquivamento. Agora é nos fortalecermos mais ainda e unir forças com outros movimentos para avançarmos juntos. A causa é coletiva!".

 
Além da Parada, de 21 a 28 de setembro acontece a IX Semana BH sem Homofobia com intensa programação: roda de samba, mostra de filmes, seminários, palestras, cerimônia de premiação aos apoiadores da causa LGBT e intervenções socioculturais. A semana é um aquecimento para a Parada e conta com a parceria de vários órgãos do poder público local, conselhos profissionais e entidades que atuam na defesa dos Diretos Humanos e LGBT. Esta semana também é o momento onde o tema da Parada é discutido com os participantes, junto a vários acadêmicos, militantes e gestores públicos.
Pela 1ª vez, a Parada do Orgulho LGBT de Belo Horizonte oferecerá um espaço para esclarecimentos sobre diversas causas de luta do movimento

O CELLOS-MG, entidade responsável pela organização da Parada do Orgulho LGBT de BH, traz à tona a importância da laicidade do Estado na garantia dos Direitos Humanos. No dia 29, na Praça da Estação, a Defensoria Pública de Minas Gerais, em parceria com a organização da Parada, oferecerá assessoria jurídica gratuita ao público presente.
Como forma de divulgar, problematizar e propor um debate sobre o tema da Parada de 2013, o CELLOS-MG está divulgando uma série de textos sobre Estado laico. Os sete textos que compõem a série foram escritos por professores, militantes e/ou pesquisadores e tratam da importância de se garantir a laicidade do Estado, tanto para a sociedade, de forma geral, quanto para a comunidade LGBT, especificamente.
Os temas da série correspondem ao Estado Laico e suas implicações nos Direitos Humanos e Cidadania; Legislação e Direitos LGBT; Fundamentalismo, Opressão e Liberdades; Educação e Cultura; Ciência e Saúde; Sexualidade; e Representações de família.

 
Os textos podem ser acessados através do link:

IMPRENSA e info:
Mateus Uerlei Pereira da Costa
Coordenador da Parada e diretor do CELLOS-MG
cellos-mg@yahoo.com.br – (31) 3075-5724 – 8782-7385

 
Ana Rosa Domingues
Assessora de Imprensa/RP – CELLOS-MG
(31) 9826-0899

 

 
SERVIÇO

 
IX Semana BH sem Homofobia
Data: de 21 a 28 de setembro de 2013
Horário: diversos
Local: diversos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação