segunda-feira, 6 de julho de 2015

6º PRÊMIO DESTERRO SELECIONARÁ BAILARINOS PARA O YAGP BRASIL

 
Florianópolis, 02 de junho de 2015.



PRÊMIO DESTERRO SELECIONARÁ BAILARINOS PARA O YAGP BRASIL

Festival é o único credenciado em Santa Catarina para indicar dançarinos à fase nacional da maior competição do mundo entre estudantes de dança

Pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio Desterro – Festival de Dança de Florianópolis será parceiro exclusivo em Santa Catarina da seletiva nacional do Youth America Grand Prix (YAGP). Por meio do convênio, quatro bailarinos com até 19 anos poderão ser escolhidos entre todos os participantes do evento que ocorrerá de 26 a 30 de agosto, no Teatro Ademir Rosa, para ir a Indaiatuba (SP), entre 15 e 20 de setembro, e concorrer com candidatos de todo o País a vagas da etapa final, agendada em abril de 2016, em Nova York.


Conforme a presidente do Instituto Passo de Arte, Marisa Pivetta, que coordena o YAGP no Brasil e no Paraguai, "o concurso americano tem os melhores estudantes de dança do mundo e a cada ano fica mais comprometido com a qualidade de sua seleção". Os campeões recebem bolsas de estudos em consagradas instituições e companhias de dança clássica dos Estados Unidos e da Europa. "É importante frisar que estar lá já é um prêmio, uma experiência que estudantes, professores, pais e coreógrafos vão levar para o resto de suas vidas e carreiras. O aprendizado é o mais importante, pois voltam totalmente diferentes, mais sérios, mais maduros e focados".
A fase brasileira classifica anualmente cerca de 200 jovens. Sua programação compreende aulas avaliativas, apresentações e noite de gala, quando é anunciada a seleção. Solistas, duos, pas de deux, trios e conjuntos são divididos nas categorias pré-competitivo (9 a 11 anos), júnior (12 a 14 anos) e sênior (15 a 19 anos). Entre todos eles, são eleitos para a final em Nova York até 30 solistas, até 10 conjuntos e um número indefinido de pas de deux, duos e trios.
Como no festival de Florianópolis a idade mínima permitida é de 12 anos, por intermédio dele só há chance de ingressar nas categorias júnior e sênior. "No Prêmio Desterro, pudemos observar um interesse maior para aulas clássicas e orientações que ele oferece (audições, avaliação em aula), o número de participantes que aumentou consideravelmente nesta modalidade de dança e que a busca pela qualidade das apresentações é uma preocupação dos professores, diretores e coreógrafos", comenta Marisa.
O prazo de inscrição para o Prêmio Desterro está aberto até o dia 15 de junho a bailarinos de qualquer procedência. O regulamento e outras informações estão no site www.premiodesterro.com.br.

Performance
Mesmo que a escolha prevaleça entre os dançarinos clássicos, todos os concorrentes em Florianópolis incluídos na faixa etária estipulada estão aptos à indicação. Nos dois primeiros anos de parceria, do total de oito escolhidos, sete participaram do YAGP Brasil, sendo que cinco deles foram aprovados para Nova York, porém nenhum esteve presente na etapa final.
Em 2014, a seletiva nacional reuniu na capital paulista cerca de 500 candidatos, dos quais 25 solistas e 160 em grupos seguiram para os Estados Unidos em abril deste ano. Por volta de 700 bailarinos de todos os continentes competiram no teatro Jack H. Skirball Center for the Performing Arts, onde a delegação brasileira conquistou diversas bolsas de estudo e classificou quatro integrantes para a segunda fase, realizada com sessão de gala no David H. Koch Theater (Lincoln Center). "Estou feliz com nossa representação. Fomos bem avaliados por cerca de 45 diretores de companhias da Europa e Estados Unidos, além das aulas que pudemos fazer com vários deles", conclui Marisa.

YAGP
O Youth America Grand Prix é a maior competição do mundo entre estudantes de dança. Concede todos os anos mais de U$ 250 mil em bolsas nas principais academias dos Estados Unidos e da Europa, além de proporcionar workshops com mestres internacionais e contratos em prestigiadas companhias. Realizada em Nova York, é aberta a jovens de nove a 19 anos de todas as nacionalidades.
O evento foi criado em 1999 pelos russos Larissa e Gennadi Saveliev, ex-integrantes do mundialmente famoso Balé Bolshoi. Desde então, já beneficiou mais de 25 mil bailarinos com um investimento superior a U$ 3 milhões. Hoje, mais de 300 alunos estão dançando em 80 companhias, como o American Ballet Theatre, o New York City Ballet, o Paris Opera Ballet, o Stuttgart Ballet e o Ballet de San Francisco. Sua contribuição foi reconhecida pela 
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com uma cadeira no Conselho Internacional da Dança (CID).
A afiliada brasileira do YAGP surgiu em 2003, sob direção de Marisa Pivetta, que há mais de 20 anos produz grandes espetáculos e concursos internacionais de dança. Dela participam bailarinos indicados em eventos credenciados na Bahia, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além dos escolhidos pelo Passo de Arte – Competição Internacional de Dança nas regionais do Ceará, Minas Gerais e São Paulo (capital e interior). Em 11 anos, levou a Nova York perto de dois mil dançarinos, tendo conquistado dois grand prix, mais de 100 bolsas de estudos, inúmeras premiações e profissionalizado 30 estudantes que agora atuam no exterior.


Prêmio Desterro online:
Facebook: facebook.com/festivaldedanca
Twitter: @premiodesterro


Assessoria de comunicação:
Marcos Reichardt Cardoso (SC 00461 JP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação