sábado, 1 de abril de 2017

10º Encontro do ADAGE - Tema: Método Feldenkrais, Dança e Saúde - 31 de Agosto BH


O Adage - Grupo de Discussão Multidisciplinar pela Saúde Integral do Artista da Dança - comprometido com a proposta de reunir profissionais de diversas áreas a fim de discutir a saúde e a longevidade no trabalho artístico em dança tem o prazer de anunciar seu 10º Encontro!!!

Nesse 10º Encontro, ALEX DIAS irá abordar “... a utilização do Método Feldenkrais como dispositivo de sustentação para um aprendizado em dança mais condizente com as individualidades e desejos dos dançarinos, proporcionando ao artista um papel central e autônomo no seu desenvolvimento, na sua saúde e na sua vida. “

Método Feldenkrais, dança e saúde: um olhar sobre o aprendizado através do movimento.

Inscrições pelo email - adage.sd@gmail.com


Por Alex Dias

O Método Feldenkrais utiliza o movimento e a atenção plena como formas de autoeducação para o desenvolvimento de uma consciência perceptiva do corpo e de suas funções. Baseado em princípios da física, neurologia, fisiologia e psicologia, o
Método é conhecido por melhorar postura, coordenação e equilíbrio, diminuir restrições de movimento, aliviar dores crônicas e tensões.

Na dança, uma arte essencialmente do movimento, a representação do corpo segue um ideal onde questões estéticas como beleza, esbeltez, virtuosidade, alcançam patamares que ultrapassam o limite de dor ou sofrimento.
Feldenkrais defende que o movimento tem um papel central na construção do nosso mundo objetivo, e que é necessário para que todas as coisas vivas criem seu mundo ordenado. Vai além e propõe que mesmo nossa imagem interna do mundo é criada pelo movimento.

Neste encontro abordaremos a utilização do Método Feldenkrais como dispositivo de sustentação para um aprendizado em dança mais condizente com as individualidades e desejos dos dançarinos, proporcionando ao artista um papel central e autônomo no seu desenvolvimento, na sua saúde e na sua vida.

Não perca essa oportunidade, faça sua inscrição, venha estudar conosco!!!

ALEX DIAS

Alex Dias é bailarino, coreógrafo, professor de dança e educador somático. Iniciou em 2015 a Formação Profissional do Método Feldenkrais de Educação Somática, certificada pela International Feldenkrais Federation. Desenvolve o projeto artístico/pedagógico Corpo Móvel no qual investiga a sinergia entre o Método Feldenkrais e a prática da dança, transformando esse encontro em ferramenta de ensino e estímulo para o aprendizado.

Há 19 anos desenvolve seu trabalho junto ao Grupo de Dança Primeiro Ato em Belo Horizonte (MG). É o responsável pela pesquisa coreográfica de Mundo Perfumado (2004), Adorno (2010), InstHabilidade (2014) e Passagem (2016).

Atualmente é aluno do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Minas Gerais.
 — em  CEOT Reabilitação Funcional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos a sua participação